Come para viver, não vivas para comer.


19 novembro 2010

Bolo de Dióspiros e Nozes

.

No quintal dos meus pais existe um dióspireiro que raramente dá fruta, o que nunca incomodou ninguém, pois na minha família só a minha filhota gosta de dióspiros, mas este ano carregou com muitos e grandes.

Bem escusado será dizer que a minha mãe encaminhou uma boa parte da dita fruta aqui para a casa, para a netita, mas ela não estava com muito apetite, então a cestinha sempre atestadinha em cima da mesa da cozinha olhava para mim e, eu olhava para ela, ela perguntava: – não me comem? - Eu respondia: - só gosto de frutinha rijinha e vocês são todos molengões… - ela tristinha continuava a olhar e sinceramente aquele insistência no olhar começou a incomodar-me. Então, resolvi que tinha de agir, debrucei-me sobre o PC e comecei a pesquisar, a primeira aventura foi com um pudim que apesar de aspecto apetitoso o sabor foi um fiasco, - bem por aqui não me safo!! – pensei. Nova pesquisa e não é que a minha amiga Faty tinha feito este bolo maravilhoso e nem me convidou para o provar?! E ainda por cima me garantiu que estava uma delicia, bem Fátima aqui está o bolinho mas como a vingança se serve fria (geladinha), este bolo já era!!! Não vens a tempo de provar, já foi todinho. (Obrigada Fátima por esta partilha e pela tua tão pura Amizade) Agora o sabor, bem… só provando e comprovando…

Ingredientes:
2 ovos
250 gr de açúcar
2 colheres (de sopa) de manteiga derretida
2 dióspiros grandes e madurinhos
1 colher (de chá) de canela em pó
Sumo de 1/2 limão
300 gr de farinha trigo
2 colheres (de chá) de fermento em pó
100 gr de nozes partidas

Preparação:
Começa-se por separar as claras das gemas, batem-se as claras em castelo e reservar-se. Bate-se as gemas com o açúcar, junta-se a manteiga, a polpa dos dióspiros, a canela e o sumo do limão, mexendo tudo muito bem. De seguida adiciona-se a farinha, o fermento, as nozes e as claras, mexendo-se sempre muito bem, entre cada ingrediente. Coloca-se o preparado numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se ao forno +/- 40 minutos.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails