Come para viver, não vivas para comer.


14 setembro 2010

Arroz Doce da Benfeita no Guinness

.

No último fim-de-semana quando regressávamos de Gouveia, onde participámos no encontro Ibérico da Land Rover, resolvemos testemunhar a iniciativa da população da Benfeita, uma localidade do concelho de Arganil, que se propôs entrar para o livro de recordes do mundo, para isso precisavam preparar um mega Arroz Doce que destronasse a vila grega de Serres, uma localidade do norte da Grécia, que desde 6 de Junho detinha o título com uma quantidade de 303,74 quilos desta iguaria.
.
O resultado foi positivo, conseguiram bater um recorde de 449,81 quilos de arroz doce, confeccionado num tacho gigante, com 1,10 metros de diâmetro por um metro de altura e 40 centímetros de pé, e mexido com colheres de pau com dois metros de altura.
.
Para a sua confecção foram utilizadas grandes quantidades de ingredientes, nomeadamente 45 quilos de arroz, 50 quilos de açúcar, 50 litros de água e cerca de 270 litros de leite, além da casca de limão e canela.
.
Depois do doce pronto, foi colocado nas devidas taças, graciosamente decorado com canela e pesado perante o júri oficial para o Guinness. Seguidamente foi servido nas mesas colocadas ao longo da principal rua desta aldeia do xisto.
Foi aí, sim foi aí, que eu provei o doce e testemunhei a voluntariosa dedicação e simpatia da população desta pequena aldeia, que estando situada na encosta da serra do Açor, tem o nobre objectivo de levar muito mais longe o nome sua terra e atrair quem nunca conheceu mas que ficará simplesmente encantado com as verdes e deslumbrantes paisagens que esta região oferece.

3 comentários:

Abelha Maia disse...

Olá

Que engraçado, moramos perto uma da outra, tb tenho um Land Rover e tb estive no Encontro.
Beijocas

Sílvia disse...

Olá Maia
Que pena não sabermos pois teríamos bebido um cafezito e dados dois dedos de conversa. Se não for antes, se Deus quiser, daqui a dois anos lá estaremos novamente, e oportunidade não faltará.
Beijocas
Sílvia

moranguita disse...

eu hoje tambem tenho arroz doce cA EM CASA TAO BOMMMMMMMMMM
BEIJINHOS

Related Posts with Thumbnails