Come para viver, não vivas para comer.


24 outubro 2009

Almoço em Alcoutim

.
.
Continuando o nosso passeio bicavalista no Algarve, venho falar-vos do almoço de despedida, pois no domingo ao concluirmos este divertidissimo passeio a organização presenteou-nos com o almoço servido no castelo. Lindo, senti-me uma princesa, auxiliada pelas minhas aias “canadianas”, que a muito custo me ajudaram a subir todas as escadarias e passeios a caminho do nosso manjar (confesso que a meio caminho quase desisti de almoçar, pois esta coisa de andar no TT coxa e de muletas, vai lá vai, não é nada fácil, mas como para baixo todos os santos ajudam desci num belíssimo coche 2CV).
Mas surpresa das surpresas, o castelo tem um jardim lindíssimo e melhor que isso uma vista excepcional. Não é para todos (penso que sim, pois se até os coxos lá chegam) ter a oportunidade de almoçar dentro das muralhas admirando o rio Guadiana fazendo fronteira natural com a vizinha Espanha, esta presenteando-nos com os seus graciosos edifícios vestidos de branco. Mas o nosso maior espanto foi mesmo para o prato servido, pois era completamente desconhecido para todos (estes “todos” refere-se aos resistentes em terra, que chegámos mais tarde e ficámos numa mesa à parte, mas com o beneficio de estarmos um patamar acima e em primeira fila para a vista fantástica), depois de olhar-mos, questionarmo-nos e até desconfiarmos um pouco do seu sabor, resolvemos chamar a moça e perguntar, bem, afinal era “Açorda de Galinha”, continuámos a olhar, a remexer, e… o aspecto era um pouco questionável, pois ninguém conhecia esta açorda, mas até que era gostoso. Não se pode dizer que todos gostámos mas honestamente penso que foi uma boa escolha uma vez que um almoço nas muralhas só poderia ser com uma comida típica da região.
Este prato levava umas fatias de pão tradicional no fundo da terrina e por cima uma mistura de galinha, talvez guisada com pouquinho tempero juntamente com batata, grão-de-bico e hortelã.
Talvez um dia procure a receita e experimente fazer em casa.
.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails