Come para viver, não vivas para comer.


18 outubro 2010

Rosca Doce

.

Bem, dizem que à terceira é de vez e assim parece…
As minhas meninas pediram para lhes fazer um bolo para levarem para umas provas da Patinagem Artística.
– Ok. – disse eu.
Só não sabia o que me esperava…
Pensei em fazer algo prático. Então, fui pesquisar e, na cozinha “Máquina de Fazer Pão & Cia.”, encontrei o que pretendia! Não era muito complicado e prometia ser uma coisa saborosa e vistosa!!!
Ora bem, seria Rosca Doce, recheada com o meu doce de tomate. Meti mãos à obra, correu-me às mil maravilhas, estava feliz e contente! À primeira, sairia dali uma obra-prima! – Mas algo aconteceu, pois coloquei o preparado no forno e…bem, já se sabe como são as donas de casa…mil e uma coisas a fazer ao mesmo tempo! Daí a pouco vem um aroma, mas…que será? – Não pode ser, o meu bolo está esturrado!!!! Bolas, como aconteceu? Estava tão bonito!!! Bem, não há problema…este vai ser para o nosso lanche. Sim, que dava perfeitamente para comer. Só não tinha apresentação para as meninas levarem.
Vou fazer outro…
Novamente as mãos na massa. Iria acabar com o doce…máquina do pão a trabalhar e…mas, o que foi desta vez? Vou para tirar a massa da cuba e não cresceu. Bolas! – Nem dá para esticar com o rolo da massa. Bem, não faz mal. Coloco uma camada de massa na forma, uma camada de doce e novamente camada de massa. Pronto, sairá apenas um bolo recheado, mas as meninas têm algo para levar. Novamente no forno e continuar com as tarefas…
– Mamã, que cheiro é este?
Não acredito, o meu bolo… outra vez não!!!! Sim…outra vez, sim! O meu bolo ficou novamente esturrado. Foi direitinho para o cão…que alegria para o meu Cocas (– Hoje é dia de festa! – pensou ele).
– Desisto! – disse às meninas. – Tenho muita pena, mas não faço mais nada! Isto nunca me aconteceu …
Bem, tudo isto foi na sexta-feira. Elas, no sábado, claro, foram para as provas sem bolo, mas… acham que sou de desistir? Não! Nada disso…não há-de ser mais forte que eu! – pensei.
Lá fui colocar as mãos na massa…novamente! Desta vez, sairá Rosca com doce de maçã, pois o de tomate já foi. Apesar de não ter ficado tão perfeitinho, nem ter crescido tanto como o primeiro, resultou num bolinho bonitinho de se ver! Depois, ali ficou dentro da boleira, prontinho para surpreender as minhas meninas – pois, ainda bem, as provas duravam dois dias e, no domingo, lá foram elas contentes com o seu bolinho!!!
Valeu o esforço ou não? Ora digam lá…


Ingredientes:
3 gemas
2,4 dl de leite morno
2 colheres (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
500 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento biológico seco

Preparação:
Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina de pão.
Seleccione o ciclo Amassar (que no meu caso é o nº 6).
Divida a massa em duas partes, abra cada parte em um rectângulo bem comprido e estreito. Passe o doce e enrole como rocambole. Corte em pedaços e coloque-os em pé, um do lado do outro, em forma redonda.
Pincele com gema de ovo e leve ao forno médio até dourar, retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.

1 comentário:

moranguita disse...

eu gosto muitod do doce de tomate.
pir isso a rosca esata aprovbadissima
bijinhos

Related Posts with Thumbnails