Come para viver, não vivas para comer.


12 outubro 2010

Cozinha das Familias

.

Este é o livrinho nº 3 da “ENCYCLOPEDIA PARA TODOS – Revista popular de historia, seiencias, artes e litteratura”, editado em 1913.

Um livrinho precioso numa cozinha familiar, pois contém 31 Menus, um para cada dia do mês, completíssimos além de muitas receitas soltas.

Mais um achado na minha “Herança” literária e que adoro desfolhar e ler, pois é interessante verificar como a escrita portuguesa evoluiu nestes últimos 100 anos.
Assim vou transcrever um pequeno texto da contracapa deste livrinho para que possam verificar a diferença na escrita.

“A grande acceitação que a Encyclopedia das Familias tem conseguido obter, é única e exclusivamente devida ao fiel cumprimento do seu programma, que encerra as mais levantadas idêas, mas que se resume a:
INSTRUIR – EDUCAR – RECREAR
INSTRUIR – Referindo-se sob uma fórma litteraria, simples e clara a todos os assumptos interessantes, de modo a torna-los comprehensiveis a todas as intelligencias, no propósito de facultar aos leitores uma grande generalidade de noções sobre todos os ramos da actividade do pensamento, próprias a fornecer a todas as classes sociaes uma geral illustração indispensável, informando do movimento artístico e industrial, descobertas scientificas, questões commerciaes e agrícolas, viagens, exposições, etc.
EDUCAR – Divulgando o que de mais educativo e impotante se encontre nas SCIENCIAS, nas ARTES e nas LETRAS.
RECREAR – Com romances, phantasias litterarias, contos, poesias, GRAVURAS, problemas, enygmas, etc.
------
Cada numero consta de 80 paginas, profusamente illustradas, compostas em typo muito legivel, impressas em magnifico papel e elegantemente brochado.

PREÇO DA ASSIGNATURA
Cada anno ou 12 numeros ……………………………….. 800 rs.
Numero avulso …………………………………………….. 100 rs. “

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails